Páginas

segunda-feira, 13 de maio de 2013

DICAS PARA REALIZAÇÃO DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA (TAF) NA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA


O Teste de Aptidão Física tem por objetivo avaliar se os candidatos possuem a aptidão física mínima necessária ao satisfatório desempenho das atividades inerentes à carreira policial-militar. Importante salientar que ao se falar em TAF, estamos falando de saúde. E, como sabemos, existe diversos profissionais que estudam e sabem exatamente o que é necessário para que cada indivíduo alcance determinado desempenho físico, a exemplo de: médicos, nutricionistas, professores de educação física etc. Assim, é importante que o candidato busque esses profissionais para diagnosticar necessidades e criar um plano de tarefas (exercícios a dietas) para conseguir seus objetivos.
            Diante desse diagnóstico o candidato deverá submeter-se a treinamentos físico, cardiopulmonar e psicológico, para:
a) trabalhar / melhorar a força muscular (geral, dinâmica e específica);
b) trabalhar / melhorar a coordenação motora (geral e especifica);
c) trabalhar / melhorar a resistência muscular (geral, especifica e de velocidade);
d) trabalhar / melhorar a velocidade (máxima e útil), Agilidade e a Flexibilidade;
e) propiciar melhoria dos sistemas cardio circulatória e cardiorrespiratória;
f) trabalhar / melhorar a paciência e concentração (capacitar-se a realizar os exercícios propostos).
            Assim, é essencial que o candidato conheça os testes físicos que irá realizar no dia da prova. Desde quando o edital do concurso é publicado, é necessário saber especificamente quais são as metas que você precisa alcançar:
a) tempo e deslocamento da corrida ou natação,
b) número de repetições de flexões ou abdominais,
c) modos de realização dos exercícios, proibições etc.
            Ignorar uma simples especificidade pode fazer com que o candidato treine em vão, e corra o risco de ser reprovado.
            Evite “excesso de treinamento / sobrecarrega de treinamento” dias antes do TAF, este é um comportamento inadequado, principalmente porque o excesso costuma estar ligado à incidência de lesões, o que pode incapacitar o candidato a realizar um teste, por mais simples que ele seja.
            Cuide da alimentação, lembre-se que o que você come tem muito a ver com seu desempenho em atividades físicas. Pessoas com sobrepeso tendem a ter mais lesões e menos disposição física para os exercícios. Por isso, cuide de sua alimentação.
            Dormir bem, não consumir bebida alcoólica ou realizar qualquer atividade que prejudique seu desempenho durante o TAF é essencial. Se preocupe também com o que irá comer na manhã em que o teste será realizado. Estar bem hidratado e ter comido algo leve – frutas geralmente são indicadas – ajuda muito. Equipamento, durante o treinamento e quando estiver realizando os exercícios no próprio TAF, é recomendável que o candidato esteja com equipamentos adequados para cada atividade. Se preocupe com o tênis que irá utilizar, sunga e óculos de natação entre outros. Em alguns testes, são exigidos equipamentos específicos, sem os quais até se proíbe a participação no TAF.
            Importante também frisar que você não está competindo! No Teste de Aptidão Física, não importa se você chega à frente dos outros candidatos na corrida ou na natação, ou se realiza mais flexões ou abdominais que os demais. O que importa é atingir o índice exigido no edital, que, no momento da execução do TAF, você já deve saber muito bem. Se arvorar em competição entre os candidatos pode lhe cansar e fazer com que você perca o teste.
Boa Sorte!

JOSÉ CARVALHO DOS SANTOS – Maj. PM
Professor de Ed. Fisica - Pós-graduação: Anatomia Humana para o Movimento - UNIME / União Metropolitana de Educação e Cultura.  

Nenhum comentário :

Postar um comentário